Carga horária/duração: 120h/4 meses.
Introdução
A iniciativa Novas Oportunidades lançada em dezembro de 2005 estabeleceu metas de qualificação ao longo de vários anos e teve como objetivo alargar o referencial mínimo de formação até ao 12º ano de escolaridade para jovens e adultos. A aprovação dos Referencias de Competências Chave para a Educação e para a Formação de Adultos e do Catálogo Nacional de Qualificações veio promover uma maior oferta educativa e formativa, tendo em vista a certificação escolar, a certificação profissional e a dupla certificação.
Este Curso de Formação Avançada possibilita um desenvolvimento alargado de competências e aptidões para intervir com qualificação adequada e de uma forma sustentada nos diferentes percursos alternativos da educação e formação de adultos.
Objetivos Gerais
No final do Curso de Formação Avançada, os formandos deverão ser capazes de: Planear, desenvolver e avaliar actividades educativas específicas para pessoas adultas, bem como acompanhar e mediar os seus processos de reconhecimento pessoal e social de saberes e competências ajudando a tornar bem sucedidas as suas transições e mudanças, ao longo da vida.
Objetivos Específicos
- Compreender as principais referências históricas e conceptuais da Educação e Formação de Adultos;
- Conhecer os objectivos da Iniciativa Novas Oportunidades, dando especial ênfase à aposta na qualificação da população adulta portuguesa, e identificar as diferentes modalidades de educação/formação previstas no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações;
- Conhecer a missão e princípios orientadores dos Centros Novas Oportunidades, bem como das diferentes etapas/dimensões de intervenção que regulam a actividade aí desenvolvida;
- Ser capaz de identificar as metodologias/instrumentos que permitem o desenvolvimento das etapas de acolhimento e diagnóstico com vista ao encaminhamento dos candidatos para as ofertas de qualificação mais adequadas aos seus perfis, necessidades e interesses;
- Dominar conceptualmente as etapas do reconhecimento, da validação e da certificação de competências, abordando não só os indicadores de qualidade, mas também as diferentes metodologias aplicadas à sua operacionalização(História de Vida/Narrativa Autobiográfica; Balanço de Competências; Portefólio Reflexivo de Aprendizagens; Técnicas de Avaliação e Validação de Aprendizagens Formais);
- Conhecer os Referenciais de Qualificação contidos no Catálogo Nacional de Qualificações, em particular o Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos, nomeadamente a sua estrutura, organização, elementos conceptuais das diferentes áreas de competências-chave, perfis de competências e respectivos sistemas de avaliação/creditação;
- Ser capaz de efectuar uma articulação entre a exploração/reflexão sobre a História de Vida dos candidatos com as competências dos Referenciais;
- Conceber, planificar, desenvolver e avaliar programas e actos educativos, formais ou não formais, que melhor sirvam as necessidades das pessoas adultas e das comunidades e contextos onde elas interagem;
- Desenvolver todas as actividades relativas aos processos de mediação educativa de adultos, numa perspectiva de educação permanente;
- Responsabilizar-se pela gestão de projectos e programas de educação e formação de adultos e de desenvolvimento local;
- Identificar e aplicar a metodologia de acolhimento, diagnóstico e encaminhamento de adultos; - Reconhecer o modo de organização e de implementação de cursos de educação e formação de adultos;
- Conceber, gerir e avaliar programas educativos para adultos.
Destinatários e Pré-requisitos
Este Curso de Formação Avançada destina-se a Psicólogos, professores (Ensino Básico e Secundário), Mediadores, Formadores, Coordenadores de Formação, Sociólogos, Estudantes Finalistas e outros interessados que pretendam capacitar-se para vir a desenvolver atividade profissional no domínio da Educação e Formação de Adultos e Centros de Novas Oportunidades.
Para frequentar este curso é necessário um computador com acesso à internet e um software de navegação na Web.
Conteúdos Programáticos
- Módulo 1 - Desenvolvimento Histórico da Educação de Adultos;
- Módulo 2 - Políticas e Práticas de Educação de Adultos;
- Módulo 3 - Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem;
- Módulo 4 - Desenvolvimento Pessoal e Social do jovem adulto e do adulto;
- Módulo 5 - Educação de Adultos. Casos Práticos;
- Módulo 6 - Projecto Final da Pós – Graduação.
Metodologia
- As acções de formação encontram-se divididas por módulos, sendo disponibilizado na sua área pessoal os materiais de formação específicos para cada módulo;
- As acções de formação, além de se encontrarem divididas por módulos, poderão também estar divididas em sessões; a duração média estimada de estudo para cada sessão varia e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning.
- O curso está sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade.
- Os módulos do curso são disponibilizados, na plataforma Moodle DAR+, podendo o formando frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação.
- Este curso possui tutoria assíncrona e síncrona. Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do tutor ou formador responsável, que responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas através de emails, no prazo máximo de 48horas, após a recepção dos mesmos. Na tutoria online síncrona (chat ou videoconferência), serão calendarizadas para cada módulo sessões, nas quais serão esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir após o estudo dos conteúdos de cada módulo.
- Ao longo do funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efectuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável.
Pagamento
Preço: 500€ (certificado incluídos). Possibilidade de pagamento faseado em duas vezes sem qualquer custo adicional.
O pagamento deverá ser efectuado via transferência bancária para a conta NIB 0018 0003 27066919020 67 - Banco Santander Totta - DAR MAIS Serviços Psicologia e Formação Unipessoal, Lda.
Avaliação e Certificado
O formato utilizado é a avaliação formativa.
O formando será avaliado através de:
- Realização de trabalhos ou exercícios individuais;
- Participação no fórum de discussão;
- Elaboração de uma Monografia ou de um Artigo Científico.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
Este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Tratado de Bolonha.
O Certificado de Pós-graduação é emitido sempre que os formandos atinjam os objectivos pedagógicos que figuram no programa do curso de formação.
Os formandos terão de frequentar pelo menos 80% das sessões síncronas e realizar os trabalhos propostos e as fichas de avaliação de conhecimentos com uma avaliação final igual ou superior a 10 numa escala de 0-20.
O Certificado de Frequência de Formação destina-se a formandos que não atinjam os objectivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado será enviado via CTT no prazo máximo de 30 dias após a conclusão da formação ou poderá ser levantado nas nossas instalações.