Carga horária/duração: 120h/4 meses.
Introdução
A educação social tem um campo privilegiado de acção numa sociedade que se quer inclusiva, solidária, intervindo junto das populações ou dos indivíduos em risco social. É nesse sentido que hoje se fala em educação para a saúde, educação para a cidadania,educação ambiental, educação para a terceira idade.
Segundo a OMS (1986), a Intervenção Comunitária tem como objectivo identificar as necessidades de saúde na comunidade e as áreas prioritárias de intervenção. Esta intervenção envolverá um conhecimento dos recursos da comunidade, conhecer e caracterizar esses mesmos recursos, identificar quais temáticas alvo de actuação,numa perspectiva de educação para a saúde com intuito de capacitar as pessoas para aprenderem durante toda a vida, preparando-se para todos os estádios do seu desenvolvimento e para lutarem contra as doenças crónicas e incapacitantes.
Objetivos Gerais
Proporcionar aos formandos um conjunto de saberes teórico-práticos que lhes
possibilitem exercer funções na área da Educação Social e Intervenção Comunitária.
Destinatários e Pré-requisitos
Psicólogos, Sociólogos, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de Formação, Estudantes e Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a Educação de Adultos ou que pretendam vir a intervir nesta área profissional.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1. Cidadania e Risco Social
1.1. Objectivos do Módulo de Formação;
1.2. Cidadania e Risco Social;
1.3. Individualização, fragmentação e risco social;
1.4. Processos de globalização e risco social.
Módulo 2. Exclusão e Inclusão Social
2.1. Objectivos do Módulo de Formação;
2.2. Para uma teoria da exclusão;
2.3. A exclusão num pano de fundo de desestabilização económica e social;
2.4. A exclusão como relação social histórica e contraditória;
2.5. Exclusão e Sociedade.
Módulo 3. Políticas de Acção Social e Intervenção Comunitária
3.1. Objectivos do Módulo de Formação;
3.2. Políticas de Acção Social e Intervenção Comunitária;
3.3. Modelo Social Europeu.
Módulo 4. Intervenção Social e Comunitária em Adultos
4.1. Objectivos do Módulo de Formação;
4.2. A Intervenção Sócio - Comunitária com Adultos - A Família;
4.3. A Intervenção Sócio - Comunitária com Adultos - Modelos, Desenvolvimento e Contextos.
Módulo 5. Intervenção Social e Comunitária em Crianças e Jovens
5.1. Objectivos do Módulo de Formação;
5. 2. Intervenção Sócio - Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens - A Criança, o Adolescente e a Família;
5.3. O Desenvolvimento da Criança;
5.4. A Importância do Jogo;
5.5. Fases de Desenvolvimento da Criança;
5.6. Do nascimento do primeiro filho á entrada na escola;
5.7. A entrada para a escola;
5.8. A importância da Organização dos Tempos Livres;
5.9. O Adolescente e o Jovem Adulto.
6. Intervenção Sócio - Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens - Família e Adolescência - alteração da relação com os progenitores
6.1. Alteração da relação com os pares;
6.2. A construção da identidade;
6.3. O Contexto Escolar;
6.4. Os tempos livres;
6.5. Família com jovem adulto;
6.6. Outros modelos familiares.
Módulo 6. Educação Social, Reinserção e Desenvolvimento Comunitário
6.1. Educação Social;
6.2. Pedagogia Social;
6.3. Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social;
6.4. A Pedagogia Social na Alemanha;
6.5. Estado Providência e Educação Social;
6.5. Marco jurídico e educação social;
6.6. Conceito de Educação Social;
6.7. Diferentes Perspectivas da Educação Social;
6.8. Eixos da Educação Social;
6.9. Conclusões.
7. Reinserção Social - o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes
7.1. Contextualização teórica da Exclusão Social Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho”;
7.2. As políticas sociais activas e facilitadoras para a "transição ao trabalho";
7.3. O Rendimento Social de Inserção - RSI.
8. Desenvolvimento Comunitário
8.1. Desenvolvimento Comunitário vs Educação;
8.2. O Desenvolvimento Comunitário e/ou local;
8.3. A escola como promotora de desenvolvimento local;
8.4. O papel do educador;
8.5. Desenvolvimento local;
8.6. Que modelos de desenvolvimento local para a escola?;
8.7. Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal;
8.8. Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal;
8.9. Conclusão.
Módulo 9. Projecto Final do Curso de Formação Avançada
Metodologia
- As acções de formação encontram-se divididas por módulos, sendo disponibilizado na sua área pessoal os materiais de formação específicos para cada módulo;
- As acções de formação, além de se encontrarem divididas por módulos, poderão também estar divididas em sessões; a duração média estimada de estudo para cada sessão varia e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning.
- O curso está sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade.
- Os módulos do curso são disponibilizados, na plataforma Moodle DAR+, podendo o formando frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação.
- Este curso possui tutoria assíncrona e síncrona. Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do tutor ou formador responsável, que responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas através de emails, no prazo máximo de 48horas, após a recepção dos mesmos. Na tutoria online síncrona (chat ou videoconferência), serão calendarizadas para cada módulo sessões, nas quais serão esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir após o estudo dos conteúdos de cada módulo.
- Ao longo do funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efectuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável.
Pagamento
Preço: 500€ (certificado incluídos). Possibilidade de pagamento faseado em 4 vezes sem qualquer custo adicional.
O pagamento deverá ser efectuado via transferência bancária para a conta NIB 0018 0003 27066919020 67 - Banco Santander Totta - DAR MAIS Serviços Psicologia e Formação Unipessoal, Lda.
Avaliação e Certificado
O formato utilizado é a avaliação formativa.
O formando será avaliado através de:
- Realização de trabalhos ou exercícios individuais;
- Participação no fórum de discussão;
- Elaboração de uma Monografia ou de um Artigo Científico.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE - Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
Este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Tratado de Bolonha.
O Certificado do Curso de Formação Avançada é emitido sempre que os formandos atinjam os objectivos pedagógicos que figuram no programa do curso de formação.
Os formandos terão de frequentar pelo menos 80% das sessões síncronas e realizar os trabalhos propostos e as fichas de avaliação de conhecimentos com uma avaliação final igual ou superior a 10 numa escala de 0-20. O Certificado de Frequência de Formação destina-se a formandos que não atinjam os objectivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado será enviado via CTT no prazo máximo de 30 dias após a conclusão da formação ou poderá ser levantado nas nossas instalações.