Formador: Drª Cátia Teixeira.
Carga horária/duração: 38h/50dias.
Introdução
A infância é um período marcado por grandes mudanças, em que as crianças testam frequentemente os limites ao seu redor, descobrindo o que é ou não autorizado. Nem sempre é fácil lidar com o comportamento das crianças, mas muitos dos seus comportamentos difíceis fazem parte do seu normal crescimento. Contudo, algumas crianças fazem birras, mentem, agridem ou desobedecem com mais frequência que outras, e nestes casos, muitas vezes, os pais sentem-se exaustos e sem saber o que fazer.
É importante ajudar os pais a reconhecerem os problemas que vão surgindo ao longo da infância dos seus filhos, mostrando-lhes que utilizar estratégias educativas marcadas pela sensibilidade, pela atenção, mas também pela disciplina, estimula comportamentos positivos, bem como uma boa auto-estima.
Objetivos Específicos
No final da formação, os formandos serão capazes de:
- Compreender os principais problemas de comportamento da infância;
- Identificar e descrever as principais práticas parentais para a promoção de comportamentos positivos.
Destinatários e Pré-requisitos
Profissionais e estudantes das áreas das Ciências Sociais, Humanas, da Educação e da Saúde.
Para frequentar este curso é necessário um computador com acesso à internet e um software de navegação na Web.
Conteúdos Programáticos
- Módulo I - Características dos problemas de comportamento da infância: birras, mentiras, desobediência, problemas à refeição (1 sessão);
- Módulo II - Práticas parentais positivas (1 sessão);
- Módulo III - Estratégias comportamentais para lidar com os problemas de comportamento da na infância (2 sessões).
Metodologia
- As acções de formação encontram-se divididas por módulos, sendo disponibilizado na sua área pessoal os materiais de formação específicos para cada módulo;
- As acções de formação, além de se encontrarem divididas por módulos, poderão também estar divididas em sessões; a duração média estimada de estudo para cada sessão varia e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning;
- O curso está sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade;
- Os módulos do curso são disponibilizados, na plataforma Moodle DAR+, podendo o formando frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação;
- Este curso possui tutoria assíncrona e síncrona. Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do tutor ou formador responsável, que responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas através de emails, no prazo máximo de 48horas, após a recepção dos mesmos. Na tutoria online síncrona (chat ou videoconferência), serão calendarizadas para cada módulo sessões, nas quais serão esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir após o estudo dos conteúdos de cada módulo;
- Ao longo do funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efectuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável.
Pagamento
Preço: 100€ (certificado incluídos). Possibilidade de pagamento faseado em duas vezes sem qualquer custo adicional.
O pagamento deverá ser efectuado via transferência bancária para a conta NIB 0018 0003 27066919020 67 - Banco Santander Totta - DAR MAIS Serviços Psicologia e Formação Unipessoal, Lda.
Avaliação e Certificado
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas, realize as tarefas propostas, participe no fórum de discussão e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado de Frequência de Formação destina-se a formandos que não atinjam os objectivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado será enviado via CTT no prazo máximo de 30 dias após a conclusão da formação ou poderá ser levantado nas nossas instalações.