Formador: Drª Cátia Teixeira.
Carga horária/duração: 25h/30dias.
Introdução
É bastante comum hoje em dia ouvir-se dizer que determinada criança é hiperativa. Sofrerão realmente todas estas crianças de Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), ou serão apenas crianças agitadas porque a sua forma de ser e de estar assim o determina, ou usarão estas crianças o seu corpo para manifestar que algo não está bem consigo?
De facto, a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção tem critérios de diagnóstico muito claros, e nem todas as crianças chamadas de hiperativas o são no sentido da perturbação. Ainda assim, os pais, professores e educadores, sentem muitas vezes que já esgotaram todas as estratégias quando têm que lidar com uma criança demasiado agitada, que acaba para “agitar” todos aqueles que estão em seu redor.
Muito há a fazer, e tem de ser feito, em termos de intervenção, para ajudar estas crianças a estarem mais tranquilas e a gerirem o seu comportamento, quer se trata efetivamente de uma situação de PHDA, quer a agitação da criança surja como consequência de outro tipo de problemática.
Objetivos Específicos
No final da formação, os formandos serão capazes de:
- Identificar os principais critérios de diagnóstico da Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção;
- Distinguir entre uma criança com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção e uma criança agitada ou desatenta, por fatores de ordem emocional;
- Conhecer diferentes instrumentos de avaliação utilizados no diagnóstico da perturbação de hiperatividade com défice de atenção;
- Conhecer e implementar as principais estratégias de intervenção, em diferentes contextos.
Destinatários e Pré-requisitos
Profissionais e estudantes das áreas das Ciências Sociais, Humanas, da Educação e da Saúde.
Para frequentar este curso é necessário um computador com acesso à internet e um software de navegação na Web.
Conteúdos Programáticos
Módulo I
Introdução, critérios de diagnóstico da Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção(PHDA), distinção entre uma criança com PHDA e uma criança agitada
Módulo II
Avaliação da PHDA
Módulo III
Estratégias de intervenção com pais e com professores
Módulo IV
Estratégias de intervenção com crianças/adolescentes
Módulo V
Estudo de casos
Metodologia
- As acções de formação encontram-se divididas por módulos, sendo disponibilizado na sua área pessoal os materiais de formação específicos para cada módulo;
- As acções de formação, além de se encontrarem divididas por módulos, poderão também estar divididas em sessões; a duração média estimada de estudo para cada sessão varia e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning.
- O curso está sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade.
- Os módulos do curso são disponibilizados, na plataforma Moodle DAR+, podendo o formando frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação.
- Este curso possui tutoria assíncrona e síncrona. Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do tutor ou formador responsável, que responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas através de emails, no prazo máximo de 48horas, após a recepção dos mesmos. Na tutoria online síncrona (chat ou videoconferência), serão calendarizadas para cada módulo sessões, nas quais serão esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir após o estudo dos conteúdos de cada módulo.
- Ao longo do funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efectuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável.
Pagamento
Preço: 100€ (certificado incluídos). Possibilidade de pagamento faseado em duas vezes sem qualquer custo adicional.
O pagamento deverá ser efectuado via transferência bancária para a conta NIB 0018 0003 27066919020 67 - Banco Santander Totta - DAR MAIS Serviços Psicologia e Formação Unipessoal, Lda
Avaliação e Certificado
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas, realize as tarefas propostas, participe no fórum de discussão e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado de Frequência de Formação destina-se a formandos que não atinjam os objectivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado será enviado via CTT no prazo máximo de 30 dias após a conclusão da formação ou poderá ser levantado nas nossas instalações.