Carga horária/duração: 25h/30dias.
Introdução
São muitos os autores bem como os trabalhos de investigação que têm evidenciado claramente que as oportunidades para um bom desenvolvimento estão, fundamentalmente, dependentes do contexto familiar no qual a criança cresce. A família em termos gerais, e especialmente os pais, têm sido tradicionalmente os primeiros prestadores de cuidados, os organizadores, os modelos de comportamento, os disciplinadores e os agentes de socialização, num papel evidente de educadores dos seus filhos.
Este curso permite-lhe prevenir e lidar com os comportamentos desafiantes dos seus filhos, promovendo uma relação de entendimento e confiança e apoiar pais que se encontram em situações em que a relação parental precisa de ser trabalhada.
Objetivos Gerais
- Definir o conceito de Educação Parental.
- Conhecer as origens e a evolução do conceito de Educação Parental.
- Conhecer as práticas e estilos educativos parentais existentes e suas influências no desenvolvimento dos filhos.
- Reconhecer a importância e a necessidade de definir regras e limites ao comportamento das crianças/jovens, de modo firme e consistente.
- Descobrir estratégias e comportamentos para lidar com os filhos.
- Perceber a importância de educar para o optimismo e conhecer estratégias para que isso seja possível.
Objetivos Específicos
No final de cada ação os formandos deverão ser capazes de:
- Definir Educação Parental;
- Conhecer a História da Educação Parental: Origem e Evolução;
- Identificar o perfil de um Bom Pai/Boa Mãe e a Impossibilidade de Corresponder Sempre a esse Perfil;
- Identificar figuras Parentais como Modelos e Referências para os Filhos;
- Definir Estilos Educativos Parentais (Autoritário, Permissivo, Superprotector e Democrático) e suas Características;
- Reconhecer a importância do Estabelecimento de Regras e Limites aos Comportamentos das Crianças/Jovens;
- Identificar estratégias para Prevenir e Lidar com os Comportamentos Desafiantes das Crianças/Jovens;
- Identificar a Importância da Educação para o Optimismo e para a Felicidade.
Destinatários e Pré-requisitos
Este curso destina-se a pais e mães que pretendem melhorar o relacionamento com os filhos e a educadores, professores, educadores de infância, educadores sociais, formadores, animadores, auxiliares de educação, psicólogos e especialistas em ciências da educação que se confrontem com a necessidade de trabalhar a problemática das questões educativas parentais, assim como todos os interessados nestas questões.
Para frequentar este curso é necessário um computador com acesso à internet e um software de navegação na Web.
Conteúdos Programáticos
1. Definição do conceito de Educação Parental;
2. Origens e Evolução da Educação Parental;
3. Educação Parental - Como lidar com os filhos.
3.1. Porque nos comportamos?
3.2. A responsabilidade dos pais;
3.3. Do que as crianças gostam;
3.4. Como deve tratar o seu filho;
3.5. Conselhos práticos para ser um bom pai.
4. Estratégias Educativas;
5. Regras e Limites;
5.1. A importância dos limites;
5.2. O significado de impor limites;
5.3. Como estabelecer limites;
5.4. Limites - outros tópicos;
5.5. Estabelecendo limites - pais precisam ser firmes.
6. Educação para o Optimismo.
Metodologia
- As acções de formação encontram-se divididas por módulos, sendo disponibilizado na sua área pessoal os materiais de formação específicos para cada módulo;
- As acções de formação, além de se encontrarem divididas por módulos, poderão também estar divididas em sessões; a duração média estimada de estudo para cada sessão varia e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning.
- O curso está sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade.
- Os módulos do curso são disponibilizados, na plataforma Moodle DAR+, podendo o formando frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação.
- Este curso possui tutoria assíncrona e síncrona. Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do tutor ou formador responsável, que responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas através de emails, no prazo máximo de 48horas, após a recepção dos mesmos. Na tutoria online síncrona (chat ou videoconferência), serão calendarizadas para cada módulo sessões, nas quais serão esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir após o estudo dos conteúdos de cada módulo.
- Ao longo do funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efectuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável.
Pagamento
Preço: 100€ (certificado incluídos). Possibilidade de pagamento faseado em duas vezes sem qualquer custo adicional.
O pagamento deverá ser efectuado via transferência bancária para a conta NIB 0018 0003 27066919020 67 - Banco Santander Totta - DAR MAIS Serviços Psicologia e Formação Unipessoal, Lda.
Avaliação e Certificado
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas, realize as tarefas propostas, participe no fórum de discussão e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado de Frequência de Formação destina-se a formandos que não atinjam os objectivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado será enviado via CTT no prazo máximo de 30 dias após a conclusão da formação ou poderá ser levantado nas nossas instalações.