Carga horária/duração: 120h/4 meses.
Objetivos Gerais
O objectivo deste Curso de Formação Avançada é promover conhecimentos teórico/práticos relativos à Avaliação e Intervenção Psicológica no âmbito da actuação do Psicológo com Crianças e Adolescentes.
Objetivos Específicos
- Promover o aprofundamento de conhecimentos na área da avaliação e Intervenção Psicológica de crianças e adolescentes;
- Desenvolver competências específicas para trabalhar com crianças e adolescentes em situações de necessidades educativas especiais e outros contextos escolares.
Destinatários e Pré-requisitos
Este Curso de Formação Avançada destina-se a Licenciados e Estudantes em Psicologia.
Para frequentar este curso é necessário um computador com acesso à internet e um software de navegação na Web.
Conteúdos Programáticos
MÓDULO 1
Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes
Diagnóstico, Avaliação e Intervenção das seguintes Perturbações:
- Perturbações da Aprendizagem;
- Perturbações Globais de Desenvolvimento;
- Perturbações Disruptivas de Comportamento e Défice de Atenção;
- Perturbações de Ansiedade;
- Perturbações do Comportamento Alimentar;
- Perturbações de Eliminação:
- O Luto;
- Comportamento Suicida na Adolescência.
MÓDULO 2
Intrumentos de Avaliação Psicológica
- Avaliação da Personalidade Modelo Multiaxial de Achenbach Instrumentos de Auto-relato para Problemas de Internalização em Crianças e Adolescentes;
- Avaliação da Inteligência Matrizes Progressivas Coloridas de Raven Entrevista Clínica Formulação de Caso Cognitivo-Comportamental.
MÓDULO 3
Psicopatologia da Criança e do Adolescente
- Psicopatologia do Desenvolvimento Perturbações Psicológicas Mais Comuns em Crianças e Adolescentes
- Perturbações da Primeira Infância;
- Deficiência Mental;
- Perturbações da Aprendizagem;Perturbações Globais do Desenvolvimento;
- Perturbações Disruptivas do Comportamento e de Défice de Atenção
- Perturbações da Ansiedade e do Humor;
- Perturbações Específicas da Alimentação;
- Perturbações de Eliminação.
MÓDULO 4
Psicoterapia com Crianças e Adolescentes
- Terapia Cognitivo-Comportamental;
- Evolução Histórica;
- A Teoria e a Prática da Teoria;
- Avaliação e Conceptualização Comportamental e Cognitiva;
- Manuais Terapêuticos Ludoterapia;
- O Brincar e a sua Importância;
- História e Evolução da Ludoterapia;
- Ludoterapia Centrada na Criança (não-directiva);
- O Ludoterapeuta;
- A Sala e a Mala de Ludoterapia;
- A Relação Ludoterapêutica;
- Limites na Ludoterapia;
- Apresentação de Casos Práticos.
MÓDULO 5
Orientação Vocacional e Profissional Definição de Orientação Vocacional Processos de Tomada de Decisão do 9º Ano Desafios Colocados à Orientação Vocacional.
MÓDULO 6
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
- Enquadramento das Necessidades Educativas Especiais - Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais;
- Intervenção Educativa.
MÓDULO 7
Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF)
Evolução Histórica da CIF Operacionalização da CIF no Processo de Diagnóstico, Avaliação e Intervenção em alunos com NEE Apresentação e Discussão de casos.
MÓDULO 8
Como elaborar Relatórios Psicológicos
Elaboração de Relatórios Psicológicos Relatório Psicológico Forense Exemplos de Relatórios Psicológicos de Avaliação e de Acompanhamento.
MÓDULO 9
Projecto Final e Discussão de Casos clínicos.
Metodologia
- As acções de formação encontram-se divididas por módulos, sendo disponibilizado na sua área pessoal os materiais de formação específicos para cada módulo;
- As acções de formação, além de se encontrarem divididas por módulos, poderão também estar divididas em sessões; a duração média estimada de estudo para cada sessão varia e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning.
- O curso está sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade.
- Os módulos do curso são disponibilizados, na plataforma Moodle DAR+, podendo o formando frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação.
- Este curso possui tutoria assíncrona e síncrona. Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do tutor ou formador responsável, que responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas através de emails, no prazo máximo de 48horas, após a recepção dos mesmos. Na tutoria online síncrona (chat ou videoconferência), serão calendarizadas para cada módulo sessões, nas quais serão esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir após o estudo dos conteúdos de cada módulo.
- Ao longo do funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efectuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável.
Pagamento
Preço: 620€ (certificado incluídos). Possibilidade de pagamento faseado em duas vezes sem qualquer custo adicional.
O pagamento deverá ser efectuado via transferência bancária para a conta NIB 0018 0003 27066919020 67 - Banco Santander Totta - DAR MAIS Serviços Psicologia e Formação Unipessoal, Lda.
Avaliação e Certificado
O formato utilizado é a avaliação formativa. O formando será avaliado através de:
- Realização de trabalhos ou exercícios individuais;
- Participação no fórum de discussão;
- Elaboração de uma Monografia ou de um Artigo Científico.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
Este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Tratado de Bolonha. O Certificado de Pós-graduação é emitido sempre que os formandos atinjam os objectivos pedagógicos que figuram no programa do curso de formação.
Os formandos terão de frequentar pelo menos 80% das sessões síncronas e realizar os trabalhos propostos e as fichas de avaliação de conhecimentos com uma avaliação final igual ou superior a 10 numa escala de 0-20.
O Certificado de Frequência de Formação destina-se a formandos que não atinjam os objectivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado será enviado via CTT no prazo máximo de 30 dias após a conclusão da formação ou poderá ser levantado nas nossas instalações.