Carga horária/duração: 75h/30dias.
Informações
A neuropsicologia é uma ciência do século XX, mas as raízes da sua história remontam à Antiguidade.
Assim, a Neuropsicologia desenvolveu-se inicialmente a partir da convergência da neurologia com a psicologia, no objectivo comum de estudar as modificações comportamentais resultantes de lesão cerebral. Actualmente, podemos situá-la numa área de interface entre as neurociências (neste caso, ela também pode ser chamada de neurociência cognitiva), e as ciências do comportamento (psicologia do desenvolvimento, psicolinguística, entre outras) entendendo que o seu enfoque central é o estudo da relação sistema nervoso, comportamento, e cognição, ou seja, o estudo das capacidades mentais mais complexas como a linguagem, a memória, e a consciência.
Objetivos Gerais
Esta formação tem como objetivo geral dotar os formandos de conhecimentos sobre neurodesenvolvimento, perturbações da comunicação, perturbações psicomotoras e dificuldades de aprendizagem na perspectiva neuropsicológica e desenvolver competências de avaliação e intervenção neuropsicológica de crianças e adolescentes.
Objetivos Específicos
No final da formação, os formandos serão capazes de:
- Definir neuropsicologia;
- Resumir a história da neuropsicologia.
- Apresentar a perspectiva neurobiológica do desenvolvimento humano;
- Descrever a organização morfofuncional do sistema nervoso;
- Explicar a transmissão neuronal.
- Reconhecer os principais determinantes de disfunção neuropsicológica na infância;
- Indicar as principais alterações do Neurodesenvolvimento;
- Descrever as principais perturbações da comunicação na criança e no adolescente;
- Caracterizar os diferentes tipos de afasia;
- Caracterizar Disfasia Desenvolvimental;
- Distinguir avaliação formal da afasia e avaliação informal da afasia;
- Reconhecer as perturbações primárias do sono;
- Reconhecer as Bases Neuropsicológicas do Desenvolvimento Psicomotor;
- Descrever as principais alterações psicomotoras na criança e no adolescente;
- Distinguir e caracterizar os diferentes tipos de agnosias visuais;
- Definir dificuldades de aprendizagem;
- Distinguir dislexia adquirida de dislexia evolutiva;
- Caracterizar os dois principais tipos de dislexia;
- Reconhecer os indicadores primários de uma possível dislexia;
- Definir atraso em leitura;
- Definir perturbação de hiperactividade com défice de atenção;
- Caracterizar o comportamento de crianças com perturbação de hiperactividade com défice de atenção;
- Distinguir os diferentes Distúrbios do espectro da empatia;
- Indicar os objectivos e exigências da avaliação neuropsicológica;
- Citar as etapas da avaliação neuropsicológica;
- Distinguir os diferentes tipos de instrumentos de avaliação, incluindo baterias de testes;
- Indicar os princípios fundamentais da reabilitação neuropsicológica;
- Desenvolver a capacidade de análise de uma situação concreta;
- Possibilitar a interpretação de situações- problema.
Destinatários e Pré-requisitos
Profissionais e Estudantes de Psicologia.
Para frequentar este curso é necessário um computador com acesso à internet e um software de navegação na Web.
Conteúdos Programáticos
- INTRODUÇÃO HISTÓRICA À NEUROPSICOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;
- NEURODESENVOLVIMENTO - Desenvolvimento neurobiológico. Desenvolvimento funcional;
- ALTERAÇÕES DO NEURODESENVOLVIMENTO - Malformações. Distúrbios da maturação. Lesão cerebral aquirida na infância;
- PERTURBAÇÕES DA COMUNICAÇÃO;
- PERTURBAÇÕES DO SONO E DE ACTIVAÇÃO;
- ALTERAÇÕES PSICOMOTORAS;
- ALTERAÇÕES VISUAIS;
- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA NEUROPSICOLÓGICA - Dislexia. Perturbação de hiperactividade com défice de atenção. Distúrbios do espectro da empatia;
- AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Neurodidática;
- INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA;
- CASOS DE ESTUDO.
Metodologia
- As acções de formação encontram-se divididas por módulos, sendo disponibilizado na sua área pessoal os materiais de formação específicos para cada módulo;
- As acções de formação, além de se encontrarem divididas por módulos, poderão também estar divididas em sessões; a duração média estimada de estudo para cada sessão varia e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning.
- O curso está sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade.
- Os módulos do curso são disponibilizados, na plataforma Moodle DAR+, podendo o formando frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação.
- Este curso possui tutoria assíncrona e síncrona. Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do tutor ou formador responsável, que responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas através de emails, no prazo máximo de 48horas, após a recepção dos mesmos. Na tutoria online síncrona (chat ou videoconferência), serão calendarizadas para cada módulo sessões, nas quais serão esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir após o estudo dos conteúdos de cada módulo.
- Ao longo do funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efectuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável.
Pagamento
Preço: 180€ (certificado incluídos). Possibilidade de pagamento faseado em duas vezes sem qualquer custo adicional.
O pagamento deverá ser efectuado via transferência bancária para a conta NIB 0018 0003 27066919020 67 - Banco Santander Totta - DAR MAIS Serviços Psicologia e Formação Unipessoal, Lda.
Avaliação e Certificado
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas, realize as tarefas propostas, participe no fórum de discussão e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado de Frequência de Formação destina-se a formandos que não atinjam os objectivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado será enviado via CTT no prazo máximo de 30 dias após a conclusão da formação ou poderá ser levantado nas nossas instalações.