Formador: Drª Cátia Teixeira.
Carga horária/duração: 36h.
Destinatários e Pré-requisitos
Psicólogos e Finalistas do Mestrado Integrado em Psicologia (2º ciclo).
Conteúdos Programáticos
Módulo I
Título: Relatório de Avaliação Psicológica e Entrevista Clínica.
Nº total de horas: 3h.
Programa:
- A importância da Entrevista Clínica na avaliação psicológica da criança e do adolescente;
- Construção de um guião de anamnese;
- Estrutura de um relatório de avaliação psicológica.
Módulo II
Título: Avaliação do comportamento – Questionários do Comportamento da criança de Achenbach.
Nº total de horas: 3h.
Programa:
- Enquadramento teórico e descrição do Questionário do Comportamento da Criança de Achenbach: relatório do professor (TRF), pais (CBCL) e auto-avaliação para jovens (YSR);
- Aplicação dos Questionários do Comportamento da criança de Achenbach;
- Cotação e descrição dos dados do Questionário do Comportamento da Criança de Achenbach;
- Componente prática - Análise de casos/Descrição dos resultados num relatório de avaliação.
Módulo III
Título: Escala de Inteligência de Weschsler III Revista para Crianças.
Nº total de horas: total de 12 horas.
Programa:
- Introdução, estrutura e princípios de utilização da WISC-III;
- Administração da WISC-III;
- Cotação da WISC-III e preenchimento da folha de registo;
- Obtenção de resultados quantitativos e qualitativos;
- Influência de aspectos emocionais nos resultados;
- Interpretação dos resultados;
- Componente prática - Análise de casos/Descrição dos resultados num relatório de avaliação.
Módulo IV
Título: Teste de Cópia de Figuras Complexas (André Rey).
Nº total de horas: total de 6 horas.
Programa:
- Enquadramento teórico e descrição do Teste de Cópia de Figuras Complexas;
- Aplicação do Teste de Cópia de Figuras Complexas;
- Cotação e Interpretação dos resultados do Teste de Cópia de Figuras Complexas;
- Inter-relação dos resultados obtidos no Teste de Cópia de Figuras Complexas com os resultados da WISC-III e informação em outras provas de avaliação;
- Componente prática - Análise de casos/Descrição dos resultados num relatório de avaliação.
Módulo V
Título: Avaliação da Atenção.
Nº total de horas: total de 6 horas.
Programa:
- A Atenção (definições e considerações);
- Perturbação de défice da atenção – PDA;
- Comportamentos típicos de crianças com PDA;
- Crianças com PHDA Vs Crianças com PDA;
- Avaliação da atenção: Tarefas de cancelamento, Escala de Conners e aplicação dos subtestes da Wisc III de Aritmética, Memória de Dígitos, Código e Pesquisa de Símbolos.
- Inter-relação dos resultados obtidos
- Intervenção centrada nos pais, com a criança/adolescente e na escola
- Componente prática - Análise de casos/Descrição dos resultados num relatório de avaliação
Módulo VI
Título: Avaliação e Intervenção na Auto-Estima.
Nº total de horas: total de 6 horas.
Programa:
- Definição de Auto-estima e de Auto-Conceito;
- Características de uma Auto-Estima Positiva e Negativa;
- Objectivo da aplicação dos Questionários: “Como é que eu sou”, a Escala de Importância de Susan Harter;
- Aplicação dos Questionários: “Como é que eu sou” e a Escala de Importância de Susan Harter;
- Cotação dos Questionários: “Como é que eu sou” e a Escala de Importância de Susan Harter;
- Interpretação dos resultados obtidos pela cotação dos Questionários: “Como é que eu sou” e a Escala de Importância de Susan Harter;
- Intervenção centrada nos pais e com a criança/adolescente;
- Componente prática - Análise de casos/Descrição dos resultados num relatório de avaliação.
Metodologia
- As acções de formação encontram-se divididas por módulos, sendo disponibilizado na sua área pessoal os materiais de formação específicos para cada módulo;
- As acções de formação, além de se encontrarem divididas por módulos, poderão também estar divididas em sessões; a duração média estimada de estudo para cada sessão varia e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning.
- O curso está sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade.
- Os módulos do curso são disponibilizados, na plataforma Moodle DAR+, podendo o formando frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação.
- Este curso possui tutoria assíncrona e síncrona. Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do tutor ou formador responsável, que responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas através de emails, no prazo máximo de 48horas, após a recepção dos mesmos. Na tutoria online síncrona (chat ou videoconferência), serão calendarizadas para cada módulo sessões, nas quais serão esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir após o estudo dos conteúdos de cada módulo.
- Ao longo do funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efectuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável.
Pagamento
Preço: 350€ (certificado incluídos). Possibilidade de pagamento faseado em duas vezes sem qualquer custo adicional.
Existem condições especiais para desempregados. O pagamento deverá ser efectuado via transferência bancária para a conta NIB 0018 0003 27066919020 67 - Banco Santander Totta - DAR MAIS Serviços Psicologia e Formação Unipessoal, Lda
Avaliação e Certificado
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas, realize as tarefas propostas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado de Frequência de Formação destina-se a formandos que não atinjam os objectivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado será enviado via CTT no prazo máximo de 30 dias após a conclusão da formação ou poderá ser levantado nas nossas instalações.