Carga horária/duração: 200h/6,5 meses.
Introdução
O Curso de Formação Avançada em Educação Especial é atualmente de grande importância para os técnicos superiores da área da educação dado a necessidade crescente de estes deterem conhecimentos e competências de avaliação e intervenção nas crianças com Necessidades Educativas Especiais.
Nesta formação, os formandos aprendem a avaliar as crianças com Necessidades Educativas Especiais com referência à Classificação Internacional de Funcionalidade, conhecem de forma detalhada as características dos vários tipos de Necessidades Educativas Especiais e aprofundam as abordagens pedagógicas, ajudas técnicas e adaptações tecnológicas adequadas a cada tipologia.
Objetivos Gerais
O Curso de Formação Avançada em Educação Especial visa ministrar um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos acerca desta temática e promover o desenvolvimento de competências de avaliação e intervenção nos alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Objetivos Específicos
No final da formação, os formandos serão capazes de:
- Reconhecer a importância da intervenção específica nas Necessidades Educativas Especiais;
- Reconhecer e reflectir acerca da evolução das práticas segregadoras, integradoras e inclusivas;
- Reconhecer a organização e o modo de funcionamento da Educação Especial em Portugal de acordo com a aplicação do atual Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de janeiro;
- Compreender o conceito, diversidade, complexidade e características dos diferentes tipos de NEE;
- Promover competências práticas de intervenção nas NEE, com base na aplicação de instrumentos de avaliação;
- Reconhecer o papel/perfil do profissional de Ensino Especial;
- Abordar metodologias de adaptações curriculares personalizadas;
- Elaborar e proporcionar respostas especificamente adequadas a cada tipologia de NEE;
- Compreender a CIF à luz do novo paradigma da funcionalidade e incapacidade;
- Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF;
- Aplicar a CIF como base científica para uma compreensão do funcionamento da criança e jovem com NEE;
- Planear e avaliar o processo de referenciação e intervenção dos alunos com NEE;
- Selecionar instrumentos de avaliação adequados aos objetivos definidos;
- Desenvolver programas de intervenção.
Destinatários e Pré-requisitos
O Curso de Formação Avançada destina-se a Educadores de Infância com ou sem especialização, Professores do 1º Ciclo de Ensino Básico e Secundário, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Animadores Socio-Culturais, Técnicos de Serviço Social, Estudantes finalistas das referidas áreas e outros profissionais envolvidos que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.
Para frequentar este curso é necessário um computador com acesso à internet e um software de navegação na Web.
Conteúdos Programáticos
Módulo I - Necessidades Educativas Especiais (Enquadramento Legal)
1. Necessidades Educativas Especiais (Enquadramento Legal)
2. Um olhar sobre o contexto nacional
3. A Escola Inclusiva
4. O Novo enquadramento legal das Necessidades Educativas Especiais (Decreto-Lei n.º 3/2008) e as suas implicações
4.1. Objectivos
4.2. Adequações de carácter organizativo e de funcionamento necessárias para responder aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (com a criação de novas respostas)
4.3. Procedimentos de referenciação e avaliação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais
4.4. A definição do Programa educativo individual
4.5. Modelo do programa educativo individual
4.6. Acompanhamento do programa educativo individual
4.7. Plano individual de transição
4.8. Medidas educativas de adequação do processo de ensino e de aprendizagem
4.9. Projecto educativo da escola
4.10. Caracterização das modalidades específicas de educação
5. Contradições e dificuldades à implementação do novo Decreto
Módulo II - Objectivos da Educação Especial, Público-alvo da Educação Especial e Intervenientes no processo das NEE
1. Objectivos da Educação Especial
2. População-alvo
3. Pressupostos da Educação Especial numa perspectiva inclusiva:
4. A diferenciação pedagógica inclusiva
4.1. O trabalho cooperativo
4.2. A parceria pedagógica
4.3. A aprendizagem com os pares
4.4. O grupo heterógeneo
4.5. O ensino eficaz
5. Estruturação e Flexibilização Curricular
6. Família e Comunidade
7. Escolas
Módulo III - Diagnóstico e avaliação dos alunos com NEE por referência à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)
1. Estrutura global da CIF
2. Descrição Geral no Âmbito da CIF
2.1. 1. Componentes da Funcionalidade e da Incapacidade
2.2 Componentes dos Factores Contextuais
3. Unidade de classificação
4. Descrição dos seus elementos constituintes: Parte I e II, Componentes, Constructos/ Qualificadores, Domínios e Níveis das Categorias
4.1. Funções e estruturas do corpo e deficiências
4.2. Actividades e Participação/ limitações de actividades e restrições de participação
4.3. Factores Contextuais
5. Codificação e Escala Alfa-Numérica
6. Referenciação e avaliação dos alunos com NEE
Módulo IV - Resposta aos alunos com NEE do domínio cognitivo e motor
1. Deficiências no domínio cognitivo: Diagnóstico e estratégias de intervenção
2. Deficiências no domínio Motor
Módulo V - Resposta aos alunos com NEE do domínio emocional/personalidade
1. Definição de Problemas de Comportamento e Desordens Emocionais: da sinalização à intervenção
1.1. Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PDHA)
- Diagnóstico da Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção Segundo o DSM-IV-TR
- Estratégias educativas orientadas para este tipo de alunos
- Tipos e Formas de Intervenção na PHDA
2. Identificação e intervenção nos Problemas dComportamento e Desordens Emocionais (de forma genérica)
Módulo VI - Resposta aos alunos com NEE do domínio sensorial: audição e visão
1. Deficiências sensoriais: deficiência auditiva e deficiência visual
2. Respostas Educativas para alunos com deficiência auditiva
2.1. - O papel dos professores
2.2. O papel dos Pais e Alunos
3. Respostas Educativas para alunos com deficiência visual
3.1. O papel do reforço pedagógico e o papel da coordenação entre o técnico e o professor
3.2. O papel da Intervenção Precoce
3.3 . O papel do currículo escolar na deficiência visual
3.4 . A leitura / escrita
3.5. O cálculo
3.6. O desenho linear e a geometria
3.7. A Geografia e a História
Módulo VII - Ajudas técnicas e adaptações tecnológicas para os alunos com NEE
1. Definição de Ajudas Técnicas
1.1 Mobilidade e Acessibilidade
1.2 Sistema de Posicionamento
1.3 Ortopedia
1.4 Prevenção de Escaras e Incontinência
1.5 Quarto, casa de banho
1.6 Reabilitação e ajudas
1.7 Ajudas nas actividades diárias
1.8 Acessibilidade digital
2. Definição de Adaptações tecnológicas
2.1. Evolução legislativa e a sua influência no surgimento das tecnologias de apoio ao nível das TIC
2.2. Tecnologias Acessíveis e desenho para todos
3. Considerações e Propostas
Metodologia
- As acções de formação encontram-se divididas por módulos, sendo disponibilizado na sua área pessoal os materiais de formação específicos para cada módulo;
- As acções de formação, além de se encontrarem divididas por módulos, poderão também estar divididas em sessões; a duração média estimada de estudo para cada sessão varia e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning;
- O curso está sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade;
- Os módulos do curso são disponibilizados, na plataforma Moodle DAR+, podendo o formando frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação;
- Este curso possui tutoria assíncrona e síncrona. Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do tutor ou formador responsável, que responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas através de emails, no prazo máximo de 48horas, após a recepção dos mesmos. Na tutoria online síncrona (chat ou videoconferência), serão calendarizadas para cada módulo sessões, nas quais serão esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir após o estudo dos conteúdos de cada módulo;
- Ao longo do funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efectuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável.
Pagamento
Preço: 650€ (certificado incluído). Possibilidade de pagamento faseado em duas vezes sem qualquer custo adicional.
O pagamento deverá ser efectuado via transferência bancária para a conta NIB 0018 0003 27066919020 67 - Banco Santander Totta - DAR MAIS Serviços Psicologia e Formação Unipessoal, Lda.
Avaliação e Certificado
O formato utilizado é a avaliação formativa.
O formando será avaliado através de:
- Realização de trabalhos ou exercícios individuais;
- Participação no fórum de discussão;
- Elaboração de uma Monografia ou de um Artigo Científico.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
Este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Tratado de Bolonha. O Certificado de Pós-graduação é emitido sempre que os formandos atinjam os objectivos pedagógicos que figuram no programa do curso de formação.
Os formandos terão de frequentar pelo menos 80% das sessões síncronas e realizar os trabalhos propostos e as fichas de avaliação de conhecimentos com uma avaliação final igual ou superior a 10 numa escala de 0-20.
O Certificado de Frequência de Formação destina-se a formandos que não atinjam os objectivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado será enviado via CTT no prazo máximo de 30 dias após a conclusão da formação ou poderá ser levantado nas nossas instalações.